Qual regime tributário escolher para minha empresa?
O regime de tributação escolhido por uma empresa diz respeito à realização do imposto de renda (IRPJ) e a contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL). A variação se dá por conta das alíquotas aplicadas e na base de cálculo do imposto.
Atualmente no Brasil, existem três tipos de regime de tributação:
Simples Nacional – Uma escolha recorrente entre as empresas que estão começando, vista a vantagem de apurar unificadamente os impostos (como o próprio nome já diz, de forma simplificada). Existe aqui um limite anual no lucro de R$3,6 milhões para se enquadrar neste regime. As alíquotas aplicadas irão variar a depender da margem de lucro e atividade desenvolvida.
Lucro Presumido – As empresas que estão desenquadradas do Simples Nacional geralmente escolhem o lucro presumido como alternativa para enquadramento. Um regime que apura os impostos de acordo com o que a empresa presume que irá faturar, segundo a média de lucro do próprio segmento.
Lucro Real – Por fim, nesse regime os impostos serão apurados de acordo com o lucro real da organização. Pode ser uma vantagem para empresas que não obtenham lucro no início de suas atividades.
Facilitas Contabilidade © 2020. Todos os direitos reservados.